Black Friday: Saiba como ela pode ajudar o seu negócio

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Existem diversas versões para o surgimento da Black Friday, porém a mais aceita remonta à década de 1960 nos EUA, como uma gíria policial da Pensilvânia. O termo foi associado ao intenso movimento de carros e compras após o feriado de Ação de Graças.

Então, essa data passou a marcar o início da temporada de compras do Natal e ficou conhecida pelos grandes descontos e ofertas do comércio. A mania se espalhou pelo mundo e acontece tradicionalmente na última sexta-feira do mês de novembro.

É uma boa oportunidade para acabar com o estoque e trabalhar melhor o nome da editora, tornando-a mais conhecida, entre outras estratégias favoráveis nessa época. Aproveite e acompanhe o post para saber como você pode esquentar o editorial durante a Black Friday!

Faça promoções on-line

Hoje, a maioria das pessoas espera que tudo esteja presente na internet. As redes sociais movimentam todo tipo de relação, inclusive de negócios, por isso é importante se manter presente na web e usar suas diversas ferramentas para tirar proveito disso.

Para promover os seus livros, movimente suas plataformas on-line com ofertas criativas e atrativas. Você pode usar recursos como o Google Meu Negócio, que de maneira simples e gratuita possibilita a criação de um site otimizado para smartphones em poucos minutos.

A página é composta de templates prontos, que podem ser personalizados pelo usuário com fotos, temas e outros itens de acordo com seu segmento. A partir disso, a PME cria o seu cadastro, que começa a aparecer em destaque nas buscas do Google e do Google Maps.

Fuja do tradicional

É óbvio que a grande atração da Black Friday são os descontos. No entanto, não fique preso a essa ideia. Essa é uma chance de chamar a atenção do cliente para a sua marca de diversas formas, e a tradicional oferta pode ser combinada com brindes, frete grátis, condições especiais de parcelamento e pagamento, desconto progressivo, pacotes de produtos e outros mimos.

Adote boas práticas

É válido aproveitar o momento e promover a sua editora demonstrando boas práticas. Com a intensa repercussão da data nos últimos anos, milhões de adeptos, bem como os órgãos de defesa do consumidor, estão de olho nos participantes.

Por isso, você deve criar descontos reais e atrativos aos olhos do comprador, mesmo que a sua margem de lucro seja reduzida, já que a compensação virá com o volume de vendas.

Então, para evidenciar as lojas que estão atendendo às práticas recomendadas do comércio eletrônico, a câmara-e.net disponibilizará o selo Black Friday Legal, que poderá contribuir com a segurança e a confiança dos clientes que chegarem à sua loja.

Invista em marketplaces

Os marketplaces são sites que reúnem diversos vendedores para comercializarem seus produtos. Embora muita gente ainda não saiba, grandes varejistas on-line usam o marketplace. Assim, diversos outros vendedores fornecem os produtos dessas marcas e assumem a responsabilidade pela entrega ao consumidor final.

Alguns exemplos dessas plataformas são Submarino, Saraiva, Amazon e Americanas. Sendo assim, tornar-se um fornecedor e integrar o rol dessas grandes potências do mercado pode ser um diferencial para a sua editora. A UmLivro consegue disponibilizar todo o catálogo da sua editora em todas as plataformas de marketplace, o que será uma excelente oportunidade para impulsionar as suas vendas na Black Friday.  

Lembre-se de que os seus livros poderão fazer parte de inúmeras companhas de marketing e impactar milhões de pessoas.

Valorize o relacionamento com o cliente

Acredite, todo cliente conquistado durante essa badalada data é valioso e volta a comprar se você souber como tratá-lo. Então, para fidelizar esses leitores, é preciso desenvolver um relacionamento antes do evento a fim de alinhar as ofertas com seus interesses e expectativas.

A grande atração da Black Friday é a possibilidade de pagar menos pelo cobiçado produto que estava inalcançável até então. Portanto, atente-se a isso e prepare-se adequadamente, além de não perder de vista a importância de cumprir o combinado. Só assim você poderá demonstrar o quanto valoriza o cliente, que ficará satisfeito com a sua editora e será seu principal promotor.

E então, já se sente preparado para a próxima Black Friday? Para ficar por dentro de mais posts como este, assine a nossa newsletter e não perca nada!

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