Capa de livro: confira 5 segredos para fazer um design incrível

4 minutos para ler

Toda vez que se pensa em capa de livro a primeira coisa que vem à mente é a velha história de que “não se compra um livro pela capa”, não é mesmo? Mas parece que esse dito popular não é mais tão levado em conta e a aparência de um bom livro o torna ainda mais atraente, dependendo do quanto ele chama a atenção de quem está manuseando.

A importância da capa aumenta, principalmente, quando o escritor é menos conhecido pelo público, portanto, a primeira impressão precisa ser muito boa. No entanto, essa atratividade prescinde de um bom trabalho de design e, para que isso seja feito com sucesso, é necessário ficar atento a alguns detalhes.

Neste post, falaremos de 5 dos principais segredos para produzir uma capa imbatível. Confira!

1. Defina o objetivo principal

Antes de qualquer passo, é fundamental delimitar corretamente qual é o principal objetivo do projeto. Isso parece óbvio, mas experimente visitar uma livraria e analisar as capas dos livros expostos. Muitos não conseguem acertar o tom e se esquecem de alinhar a mensagem à imagem.

Conseguir esse acerto é determinante para alcançar o público desejado, portanto, antes de dar início ao trabalho, converse com todos os envolvidos no projeto — editora, autor, revisor etc. Dessa forma, será possível imaginar quais elementos visuais deverão representar o conteúdo do livro e atuar em prol de uma boa comunicação.

2. Faça uma pesquisa

A pesquisa de referências no universo do design é uma premissa básica. Antes de começar qualquer processo criativo é indispensável analisar o contexto do trabalho em curso, verificar as tendências de mercado e o que está sendo feito para levantar o máximo de informações sobre o tema abordado.

Essa busca inclui dados sobre o autor, suas publicações anteriores, seu estilo e, principalmente, o conteúdo atual. Feita essa varredura, os parâmetros visuais passam a ser o norte para construir um projeto, analisando outras capas similares ao que se pretende elaborar, além de referências distantes do mundo literário, mas que servem como inspiração. O que importa é criar um repertório rico para servir de alicerce ao trabalho.

3. Foque no lado emocional

Hoje, sabemos que grande parte das decisões de compra acontece no interior das lojas ou em contato com o produto de alguma forma. Em relação aos livros, isso não muda e o apelo visual pode determinar — e muito — a escolha do cliente/leitor por um ou outro título, dependendo do quanto isso mexer com seu emocional.

Muitos desses fatores determinantes na escolha são altamente subjetivos e nem sempre sabemos por que uma capa de livro atrai mais que outra. Por isso, é extremamente importante descobrir como você pode dialogar com os sentidos do seu público a fim de acionar suas emoções. Uma das portas de entrada são as cores, seus significados e sensações provocadas.

4. Preste atenção nas cores

O papel das cores é significativo em tudo. Em uma capa de livro esse entendimento é idêntico. Contudo, embora pareça indiscutível que os tons mais chamativos atraem os olhares em um primeiro momento, não quer dizer que cores berrantes sejam sempre a melhor opção.

Tudo depende de cada livro e de todo o contexto que envolve seu conteúdo, conforme já dissemos anteriormente. Assim, a definição da paleta do seu projeto deve ser pensada de acordo com o assunto abordado e os demais fatores. Nesse sentido, a psicologia das cores constitui uma boa base para orientar o designer contratado para desenvolver o trabalho.

5. Use a criatividade

Depois de reunir todo o arsenal necessário para dar sustentação a um trabalho completo e bem ajustado ao tema proposto, é hora de usar a criatividade para produzir algo inédito. Isso também é uma etapa bastante subjetiva, cabendo a cada profissional explorar suas ferramentas e um repertório próprio para expressar a ideia proposta da melhor maneira possível.

É bom lembrar, ainda, que um bom design de capa de livro precisa ser impactante, sem exageros, e tomar sempre cuidado redobrado para não desalinhar o aspecto visual do conteúdo.

Se você é um fã incondicional de livros, deve se interessar por tudo o que pode facilitar a leitura. Então, aproveite e saiba mais sobre impressão de livros sob demanda!

Você também pode gostar

Deixe um comentário