Descubra como acabar com estoque parado e evitar dores de cabeça

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Muitas vezes, os gestores se concentram excessivamente nos processos de atração de novos clientes e se esquecem de que, para manter as vendas em ordem, é preciso controlar a quantidade de produtos disponíveis. Nesse sentido, as editoras devem saber como acabar com estoque parado de livros, assim como não permitir a falta de exemplares para vender.

É o estoque bem administrado que elimina atrasos e o risco de falta de fornecimento. Uma das situações mais constrangedoras para o cliente é comprar um produto e descobrir que ele está em falta. É frustrante e sempre compromete a experiência de compra, sem falar nas consequências negativas para a empresa, principalmente no âmbito financeiro.

Pensando nisso, selecionamos 9 maneiras de ajudar você a contornar esses problemas e manter a sua editora sempre abastecida. Acompanhe o post!

Faça um diagnóstico

Comece avaliando o conteúdo do seu estoque para entender porque os livros estão parados. Muitas vezes, isso acontece devido ao excesso de otimismo em relação à demanda, o que acaba encalhando os produtos.

Para evitar esse dilema, é preciso fazer apostas com base em possibilidades razoáveis, sabendo como as vendas funcionam para cada categoria de literatura e colhendo informações do mercado e das preferências dos leitores de determinados gêneros.

A partir do cálculo de giro de estoque, da observação do comportamento de compra do leitor e da análise do período das vendas, torna-se possível reconhecer o prazo máximo para que os livros permaneçam estocados. Ações como essas ajudam a definir o que a sua editora pode oferecer e por quanto tempo.

O diagnóstico de uma gestão cautelosa permite uma avaliação exata do momento de tomar iniciativas para modificar uma situação, bem como as ações que precisam ser implementadas. Lembre-se de realizar essa etapa de forma adequada — isso é fundamental para prevenir o desperdício de recursos graças a estratégias nada efetivas, o que pode causar um aumento do prejuízo em razão de um estoque parado.

Planeje ofertas dirigidas

Fique atento para a diferença entre liquidação e oferta dirigida, que têm o objetivo de direcionar os anúncios a segmentos mais predispostos à compra. Mas, para que essa tática funcione, a sua editora deve usar históricos de comportamento e dados demográficos dos leitores a fim de orientar os descontos e as demais ações exatamente para a persona que sinaliza mais chances de adquirir o produto.

Crie campanhas

Apostar em campanhas não significa necessariamente fazer promoções, mas investir em maneiras diferentes de divulgar o seu produto e, então, despertar o interesse do público pelo gênero literário que está sendo divulgado.

Para ajudar nessa tarefa, as redes sociais exercem um papel de grande importância. Elas são ótimas ferramentas para alcançar o consumidor, principalmente se a sua editora já tem uma plataforma de e-commerce. Em tempos de envolvimento digital, toda exposição feita na internet pode ser potencializada.

Assim sendo, um site adequado aliado a estratégias de marketing bem definidas são sempre muito relevantes para divulgar descontos e ofertas. Faça isso por meio de enquetes, stories, anúncios e posts. Transmissões ao vivo pelo Instagram e um canal no YouTube também são alternativas muito interessantes para instigar a curiosidade do público pela leitura.

Elabore relatórios de controle

Evite a tentação de querer gerenciar alguns produtos abrindo mão de relatórios bem elaborados. Isso favorece a perda do controle de reposição desses itens e ainda coloca em risco a restituição de outros.

Para eliminar o problema de produtos parados, faça relatórios detalhando a rotatividade de cada exemplar. Essa é a forma mais segura para monitorar os prazos por pedido, além de ajudar a prever o tempo de revenda de cada item.

Relatórios também ajudam a entender com mais clareza o perfil de venda dos produtos, auxiliando na definição do momento mais propício e a quantidade que precisa ser pedida. Eles ainda permitem que você compare as vendas feitas nos últimos meses a fim de demonstrar mudanças importantes nas demandas.

Conte com a ajuda da tecnologia

Você sabe o que é um sistema ERP? Do nome Enterprise Resource Planning, significa Planejamento dos Recursos da Empresa e nada mais é do que um software que integra todos os dados e os processos de uma empresa em um único sistema.

Ele promove a integração de todos os departamentos da organização e possibilita a automação e o armazenamento de todas as informações do seu negócio. Assim, o fluxo de dados passa a ser contínuo, único e consistente, permitindo a realização do controle de valores, estoque, exemplares e muito mais.

Além de organizar os dados em um único local, o ERP ajuda a localizar as informações mais facilmente, centralizando-as. Com isso, é possível manter a gestão completa das compras, dos pedidos, das fichas de exemplares, do faturamento e da distribuição, entre outras funções. Uma das grandes vantagens é que esses sistemas funcionam na nuvem, o que proporciona mais segurança em relação à perda de dados.

Quando você passa a entender o que fazer para evitar que o estoque fique parado, torna-se perceptível o quanto esse comando é vital para os resultados. Evitando prejuízos, você impede que a sua editora tenha perdas a curto, médio e longo prazos.

Conheça as motivações do consumidor

Se você tem a sensação de que alguns itens não saem do estoque, não se preocupe — isso pode ser resolvido! Basta descobrir o que os consumidores dos seus livros mais apreciam.

A última providência fundamental a ser tomada para diminuir o estoque parado é conhecer bem o seu público de interesse. Isso implica em delimitar um nicho específico e não apenas direcionar campanhas para todas as pessoas. Ao saber quem é o seu público, você entende o que ele prefere, e isso mostra a direção correta para adquirir os produtos certos e evitar estoques parados.

Lembra da oferta dirigida da qual já falamos? É nessa hora que você pode usar esse recurso para acertar justamente o leitor que gosta de determinado estilo literário. Questione qual é a relação do produto com o consumidor para depois analisar o mercado e verificar quais são as motivações do cliente.

Um exemplo muito recorrente nas livrarias online são as ofertas com desconto para aquisição de combos de livros de 3 a 4 exemplares, com direito a escolher seus preferidos dentro de um determinado gênero. Essas campanhas funcionam bem, pois muitos leitores costumam esperar algum tempo até que o preço de algum livro pelo qual se interessaram fique mais acessível. Quando a oportunidade aparece, o consumidor dificilmente perde a chance.

Faça parcerias

A ajuda mútua entre parceiros de negócio nunca foi tão relevante para o sucesso das empresas como tem sido hoje. Procure fazer parcerias com fornecedores e com as livrarias. Eles devem ter um papel importante no seu negócio, e o trabalho deles tem o poder de influenciar diretamente no resultado final — seja ele bom, seja ele ruim.

Havendo um bom relacionamento entre empresas parceiras, as possibilidades de propor mudanças que beneficiem a todos sempre aumentam. É importante lembrar que a gestão do estoque passa pelas mãos de um fornecedor! Então, se a entrega for feita dentro do prazo e mantiver a qualidade do produto, o seu controle sobre eles cresce.

A possibilidade de antecipação de uma entrega sempre existe e nunca se sabe quando isso pode acontecer. Garantir um bom entendimento ao longo da parceria é essencial quando se precisa de uma ajuda.

Facilite as formas de pagamento

Um dos elementos essenciais para manter a saúde de um negócio é o fluxo de caixa. Contudo, para que os resultados sejam positivos, é preciso tornar o pagamento dos clientes mais acessível. Nesse sentido, vale pensar em diversos formatos de recebimento de valores.

Considere a hipótese de expandir as formas de pagamento para mais opções, como cartão de crédito, parcelamentos, boletos e outras. Isso é especialmente produtivo quando os preços dos produtos estão com valores de mercado alto.

Imprima sob demanda

Finalmente, a melhor das soluções para acabar de vez com o estoque: a impressão de livros sob demanda ou por pedido. Esse sistema permite que você imprima apenas a quantidade de exemplares vendida com rapidez, qualidade e preços justos. Assim, a sua editora corta as despesas desnecessárias e o estoque deixa de existir.

Se você pretende entender como acabar com estoque parado da sua editora e quer saber mais detalhes sobre o assunto, entre em contato conosco e conheça os métodos POD (Print on Demand) e PTO (Print to Order)!

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