Quer saber como aumentar as vendas da editora? Descubra aqui!

7 minutos para ler

A maioria dos autores e editores sabe que a publicação do livro é apenas o início da jornada para que sua obra chegue até o público desejado. Mas depois desse primeiro passo, é importante saber como aumentar as vendas da editora e fazer com que o objetivo principal seja alcançado.

Assim, é primordial focar em estratégias que ajudem a impulsionar as vendas. Um planejamento adequado é crucial para atingir o alvo, tornar o produto visível para o leitor e garantir o sucesso do escritor.

São muitos os caminhos para se criar as táticas necessárias e chegar até os leitores, desde os métodos mais tradicionais até os mais inusitados e criativos. Tudo depende do gênero e do estilo do autor.

Neste post, sugerimos algumas medidas que podem fazer toda a diferença no lançamento e na divulgação de livros. Leia e saiba mais!

Adote um CRM

O CRM (Customer Relationship Management) é a denominação do software comercial usado pelas editoras com o intuito de cadastrar as oportunidades de negócio que surgem. Essa é uma dica que certamente fará a sua editora passar menos tempo lidando com esse tipo de tarefa, normalmente feita de forma manual.

Com isso, é possível lucrar mais, além de passar a ter acesso mais rápido e fácil a todas as informações comerciais necessárias para completar as demais estratégias de vendas. Em suma: deixe para trás o antigo caderno ou as planilhas. Com um software gerenciando tudo, sua empresa terá melhoras significativas na organização, nas estratégias, no acompanhamento, nas vendas e no desempenho geral.

Treine os colaboradores

O treinamento dos colaboradores tende a dar um impulso importante e determinante para o sucesso das vendas. Muitos problemas se instalam pelo fato de pequenas e até mesmo médias empresas manterem familiares ou amigos trabalhando em sua equipe. Isso frequentemente mistura o lado pessoal com o profissional e cria transtornos difíceis de contornar.

Conforme a empresa expande, torna-se necessário contratar mais gente e é nessa hora que a busca por talentos e qualificação se impõe. Então, a saída é treinar e capacitar o time já formado, procurando mantê-lo sempre motivado e envolvido com o trabalho produzido na editora.

Analise o momento do mercado

A tecnologia trouxe diversas inovações em todos os setores. No ramo literário, a produção de e-books tem crescido muito, trazendo alguns desafios para as editoras do ponto de vista financeiro.

Por outro lado, os livros e demais publicações impressas ainda têm um lugar cativo no mercado do país todo. As diversas estratégias criadas para atrair o público e continuar fomentando as vendas de livros físicos não param de apresentar novas opções que fazem o público preferir os livros de papel aos e-books.

Um exemplo claro disso são os livros infantis, que só podem ser experimentados dentro das propostas didáticas oferecidas se produzidos fisicamente. São edições feitas com estruturas em 3 dimensões, tecidos e outros materiais com texturas e até áudio para estimular as crianças pequenas.

O momento do mercado, aliado a algumas tendências, pode proporcionar saídas inteligentes e inovadoras para manter as publicações físicas sempre em alta entre seu público de interesse.

Considere o novo perfil de consumidor

Para saber como funciona o novo mercado, é fundamental perceber e entender que a maior parte do perfil do consumidor mudou e isso inclui os leitores. O que surtia efeito como estratégia de marketing em outros tempos, hoje pode não produzir mais tanto impacto. Por isso, é preciso ter mais atenção às mudanças dos costumes para deduzir o que o seu consumidor realmente está esperando.

Nossa sociedade está se digitalizando cada vez mais e saber como usar esse recurso a favor do seu negócio será determinante para impulsionar as suas vendas.

Aposte em um marketplace

O mundo literário tem expandido suas fronteiras quando o assunto é vender, então, aproveite para divulgar seus livros usando todas as possibilidades que a internet tem para oferecer. Isso se torna mais fácil se você já tiver cumprido a etapa de descobrir como é o comportamento do seu público-alvo na web.

As plataformas de marketplace são ideais para colocar a sua marca em evidência e aumentar as vendas significativamente e com muito mais agilidade e segurança. Com elas você melhora os processos logísticos e reduz os custos, além de se manter forte no mercado, apresentando soluções inovadoras para imprimir, distribuir e vender com resultados surpreendentes.

Use a tecnologia a favor da sua editora como uma forma mais inteligente de acompanhar as mudanças de comportamento dos leitores. Alie o marketplace com o fulfillment e incremente ainda mais a sua estratégia.

Use fulfillment

Fulfillment já é um conceito bastante utilizado em logística e se caracteriza pelo conjunto de ações que começa com o recebimento de um pedido e termina com a entrega do produto ao consumidor.

Ele compreende todas as principais atividades que permitem um atendimento completo ao cliente. Isso envolve uma integração de vários setores, de forma sincronizada, com o intuito de assegurar a excelência do serviço oferecido. Está diretamente ligado às operações essenciais para o processo de fidelização dos clientes/leitores.

O conceito do fulfillment está amparado na ideia de que todo consumidor espera ver seus prazos de entrega rigorosamente cumpridos. Além disso, o cliente se sente mais seguro quando pode acompanhar o status do seu pedido, o que torna o serviço de qualquer empresa diferenciado e altamente competitivo no mercado.

Se o cliente da sua empresa já sabe que pode contar com um serviço impecável, desde o começo até o fim do processo de compra, certamente manterá o seu nome na memória toda vez que precisar adquirir um produto da sua especialidade.

Para garantir a eficácia de todas as tarefas, construa uma equipe treinada e especializada em cada um dos departamentos. A gestão deve manter o time de colaboradores devidamente atualizado quanto aos produtos e serviços preferidos pelo público de interesse. Isso é importante para preservar atitudes flexíveis e inovadoras em relação às tendências que aparecem.

Conheça as soluções da UmLivro

As soluções propostas pela UmLivro diferem dos modelos tradicionais e oferecem a print on demand (POD) — impressão sob demanda, que tem um serviço de impressão apenas do volume de pedidos necessários. O cliente pode visualizar o catálogo completo e pedir apenas a quantidade que desejar, com rapidez, alta qualidade e sem custo adicional para a editora.

Essa ferramenta evita os investimentos em altas tiragens e abre espaço para que os autores independentes publiquem suas obras por valores mais acessíveis, livres da burocracia e das longas esperas pela aprovação das editoras.

Considerando, ainda, que o mercado para livros impressos ainda é alto, o POD possibilita a aquisição de livros em pouco tempo e com a qualidade profissional que todo leitor entusiasta gosta de ter. Com isso, não há necessidade de investir em fortunas para imprimir alguns exemplares e as editoras não precisam mais se preocupar com livros impressos encalhados nos estoques.

Para verificar como aumentar as vendas da editora, experimente as soluções da UmLivro, que garantem muito mais agilidade e economia para quem precisa imprimir livros. É um conceito que revolucionou os processos de impressão e logística, permitindo mais agilidade, segurança e tranquilidade para os leitores.

Se você ficou interessado no conceito e deseja entender melhor o seu funcionamento, entre em contato e fale com a gente. Estamos sempre dispostos a atender nossos clientes e leitores!

Você também pode gostar

Deixe um comentário