3 dicas de como reduzir os custos de estoque de livros

4 minutos para ler

O controle de estoques é um grande dilema enfrentado pelas editoras. O acúmulo ou falta de livros é sempre um desafio para o controle dos gastos, sendo fundamental entender como reduzir os custos de estoque para manter a saúde financeira da sua editora em dia.

O ideal é eliminar esses custos, mas de que forma? Neste post, falaremos sobre uma solução inovadora que está revolucionando o mercado editorial, simplesmente cortando qualquer gasto relativo a estoques: o POD (print on demand) e o PTO (print to order). Acompanhe e saiba do que se trata!

1. Print on demand (POD)

A era dos estoques está com os dias contados. A revolução de venda para editoras trouxe um grande avanço tecnológico: o POD (Print on demand). E como funciona? A nova estratégia é imprimir apenas o que é necessário.

O processo funciona exatamente como o nome sugere, ou seja, essa ferramenta permite que os livros impressos sejam vendidos nas lojas on-line sem investimento em grandes tiragens de impressão. Isso abre espaço para que milhares de autores independentes publiquem suas obras por valores muito mais acessíveis, sem burocracia e esperas intermináveis pela aprovação de uma editora. É uma autêntica quebra de paradigma no mercado editorial.

Com o POD, ficou muito mais fácil adquirir qualquer produto em pouco tempo, com uma qualidade impecável e profissional sem precisar investir uma fortuna. Além disso, as editoras deixam de sofrer com as vendas que não são feitas, empilhando livros no estoque.

2. Print to order (PTO) = POD + fulfillment

O PTO (Print to order) é a impressão feita por pedido e se diferencia do POD, que se caracteriza pela impressão de pequenas tiragens, com intuito de evitar grandes estoques. O objetivo é facilitar o processo, no qual você economiza e não precisa manter itens acumulados.

Primeiro há a venda e, apenas após o pagamento há a impressão, invertendo a ordem das etapas, usada durante tantas décadas. Aqui, o leitor compra o seu produto on-line em livrarias virtuais que utilizam marketplaces. Na sequência, o livro é impresso dentro de um prazo extremamente curto, ainda que seja um único volume.

Depois, ele é enviado diretamente para o comprador. O autor que contrata esse serviço recebe sua parte líquida sem a necessidade de desembolsar nenhum valor relativo à impressão e logística.

Sabemos que algumas empresas cobram valores baixos, mas pecam na qualidade, na agilidade e prestam serviços que deixam muito a desejar, sem falar na falta de cumprimento dos prazos e do setor de atendimento ineficiente.

Nenhum cliente gosta de ficar alheio ao andamento do seu pedido, principalmente quando a expectativa da chegada do seu produto é incerta. Portanto, se você quer ser referência no mercado, atinja a excelência no serviço prestado durante a compra e a entrega.

Por isso, o fulfillment entra em cena e resolve todos os problemas de logística. É a melhor opção estratégica para otimizar todo o processo. Trata-se de um sistema que absorve todas as operações essenciais para atender às necessidades do seu cliente. Ele exige uma atuação integrada de vários setores para assegurar a eficiência do serviço prestado, como:

  • atendimento: manter um bom relacionamento com os clientes;
  • tecnologia: apresentação de soluções inovadoras para otimizar todos os procedimentos (POD e PTO);
  • marketing: planejamento estratégico para atração e fidelização de clientes;
  • logística: envolve todo o processo de entrega dos produtos com rastreamento.

O fulfillment também é útil para atuar com a recepção de pedidos, armazenamento e controle de estoques, recebimento e análise de feedback de clientes e outras atividades relacionadas.

Conforme é possível verificar, as soluções para impressão sob demanda e por pedido são a resposta de como reduzir os custos de estoque. Além disso, tais soluções estão de mãos dadas com o sistema fulfillment. Dessa forma, atuam como aliados para uma integração mais completa das atividades que envolvem toda a cadeia produtiva das editoras, desde o pedido do livro até a entrega no endereço do cliente.

Se você ficou interessado nesse sistema e precisa de mais informações, entre em contato com a nossa equipe e saiba de mais detalhes sobre o assunto!

Você também pode gostar

Deixe um comentário