7 de janeiro – o dia do leitor: ler faz bem para a vida

4 minutos para ler

O dia do leitor, no Brasil, é comemorado no dia 7 de janeiro e é uma data dedicada a todos aqueles que são leitores assíduos. Seja um livro didático, seja um livro de ficção, seja uma história para crianças, o fato é que os livros são de extrema importância para o desenvolvimento de todos os indivíduos.

É possível ler em qualquer lugar e a qualquer hora, além de ser um processo que nos proporciona incontáveis benefícios. Quer conhecer alguns deles? Contaremos, a seguir, como surgiu o dia do leitor e qual a importância da leitura. Confira!

História do dia do leitor

O dia do leitor se comemora no dia da fundação do jornal diário “O Povo”. Esse jornal, idealizado pelo dentista, poeta e jornalista Demócrito Rocha, teve seu primeiro exemplar em circulação na cidade de Fortaleza, no Ceará, no dia 7 de janeiro de 1928. 

O jornal ficou famoso por divulgar os problemas políticos e, com isso, combater a corrupção. Porém, no ano seguinte, o poeta, não satisfeito, criou a revista literária “Maracajá” com o objetivo de publicar textos dos escritores cearenses, inclusive os textos do próprio Demócrito, sempre assinados com o pseudônimo de Antônio Garrido. Dessa forma, Demócrito Rocha expandia o alcance das notícias locais, por meio do jornal, bem como divulgava os artistas da região, pela revista.

Importância da leitura

30% da população brasileira nunca comprou um livro. Esse dado foi revelado por uma pesquisa Retratos da Leitura, feita pelo Instituto Pró Livro, em 2015, com 5.012 brasileiros de diferentes regiões. Tais dados são bastante preocupantes, tendo em vista a importância do hábito de ler. 

Então, trouxemos algumas razões para você investir cada vez mais na leitura de diferentes textos e dos assuntos mais variados possíveis.

Melhora a interpretação de texto

À medida que o indivíduo lê, o entendimento do texto se torna mais fácil, uma vez que seu cérebro, automaticamente, consegue conectar melhor as palavras que estão sendo lidas e construir a mensagem que o texto quer passar. Sendo assim, quanto mais textos lidos, melhor é a fluidez de compreensão do texto.

Amplia o conhecimento

Por meio da leitura, é possível descobrir novos termos, curiosidades, palavras e tantas outras informações que os textos nos proporcionam. Sendo assim, quanto mais diversos forem os assuntos lidos, mais conteúdo você vai consumir e passar a dominar. Nesse sentido, é possível ressaltar também a melhora no vocabulário.

Acalma 

A leitura faz você ficar imerso na história, com total foco nela. Dessa forma, você vai se desprendendo das atividades cotidianas, passa a respirar mais devagar — o que reduz os batimentos cardíacos e, concomitantemente, acalma sua mente. 

É divertido

Todo hábito, no começo, parece ser chato e cansativo. Não poderia ser diferente com a leitura. Mas é importante insistir: quando menos se esperar, esse hábito terá se tornado tão prazeroso e divertido que você nem sequer verá o tempo passar, então, vai buscar ler com mais frequência.

Tenha certeza de que adquirir livros é um investimento que proporcionará muitas conquistas para o seu futuro. A UmLivro apoia o hábito de ler e o dia do leitor, pois acreditamos num Brasil com mais leitores e, consequentemente, brasileiros mais intelectuais e inteligentes. 

Se você gostou do nosso artigo, compartilhe-o em suas redes sociais e permita que seus amigos também descubram a magia da leitura e conheçam o dia do leitor!

Você também pode gostar

Deixe um comentário