Entenda como funciona a impressão de livros sob demanda

4 minutos para ler

O mercado editorial no Brasil também aderiu às inovações e benefícios que a tecnologia proporciona. A impressão de livros sob demanda, por exemplo, permite que os custos de edição sejam reduzidos sem que, com isso, haja perda da qualidade do material oferecido ao leitor.

Além disso, esse serviço põe fim ao estigma dos grandes estoques das editoras ou do livro esgotado.

Ficou interessado? Quer saber como funciona a impressão de livros sob demanda? Então, siga a leitura do post e saiba como otimizar a distribuição.

O que é a impressão de livros sob demanda?

A impressão sob demanda — ou print on demand (PoD) — já é utilizada por grandes gráficas, editoras e distribuidoras no Brasil. Isso porque se baseia em um sistema simples e prático, em que o pedido é realizado por meio digital. Em poucos dias, o livro pode ser retirado na livraria ou enviado para a casa do cliente.

Sem dúvida, trata-se de uma maneira inteligente e econômica de produzir livros. Essa solução evita que o empreendedor coloque seu capital em risco, impedindo novos investimentos. Afinal, grandes estoques significam dinheiro parado. Por outro lado, quando um cliente busca por um livro em um e-commerce, por exemplo, e não encontra, é muito provável que ele compre outro produto ou vá para a concorrência.

Sendo assim, a impressão sob demanda consegue resolver esses dois problemas, já que garante a possibilidade de lançar ao mercado a quantidade necessária para atender as demandas dos leitores.

Como funciona essa solução?

É um sistema muito simples. Assim que o livro é vendido, a fornecedora recebe o pedido de compra. Acontece, então, a impressão do material. O que muita gente não sabe é que tudo isso ocorre em um curto prazo. Em seguida, o livro é enviado à editora que, em poucos dias, finaliza todo o processo.

Vale ressaltar que, para garantir tanto a qualidade do material quanto a rapidez que o procedimento exige, os equipamentos utilizados precisam ser modernos — bem diferentes das antigas offsets.

Também é importante lembrar que a impressão sob demanda é diferente de uma outra solução muito usada no mercado de livros, a print to order. Nesse caso, a editora realiza a venda por meio de um e-commerce, marketplace ou ponto físico e, assim, deixa de se preocupar com o processo logístico, o segmento mais pesado financeiramente.

Enfim, tanto a impressão sob demanda quanto o print to order representam um verdadeiro alívio para as editoras, que abandonam a preocupação com estoque e distribuição das obras.

Quais as vantagens da impressão sob demanda?

Como vimos, o grande benefício é definitivamente a possibilidade de otimizar os lucros, uma vez que a impressão acontece de acordo com a demanda de vendas. E isso não depende da tiragem desejada.

Vale ressaltar que a redução de custos acontece inclusive quando o pedido é de poucos exemplares. A impressão sob demanda pode ocorrer até mesmo quando o pedido é de um único exemplar. Sendo assim, mesmo obras que têm uma baixa procura e que, por isso, poderiam ter sua visibilidade prejudicada, são beneficiadas, já que podem seguir no catálogo e ser impressas apenas quando houver demanda.

Além de significarem dinheiro parado, livros no estoque geram gastos com armazenagem e não são nada sustentáveis. Tudo isso é evitado com a impressão sob demanda, que ainda possibilita a atualização mais rápida do conteúdo do material.

Enfim, a impressão de livros sob demanda é simples e apresenta uma série de vantagens, entre elas a produção inteligente e otimizada, bem como a consequente redução de custos.

Quer saber mais sobre nossa solução? Entre em contato conosco e conheça os detalhes desse processo que tem revolucionado o mercado de livros.

Você também pode gostar

Deixe um comentário