Impressão de livro sob demanda: entenda o que é e por que investir!

6 minutos para ler

Um dos grandes desafios do mercado editorial, atualmente, está em reduzir custos de edição sem, com isso, perder a qualidade do material oferecido ao consumidor final. Mas como alcançar esse resultado? Uma das respostas pode estar na impressão de livro sob demanda.

Usada cada vez mais, mundialmente, essa prática pode ser a chave para as editoras reduzirem os custos financeiros das suas operações. Conseguem, assim, investir com segurança na ampliação do seu catálogo, satisfazendo mais autores e leitores.

Quer saber como funciona a impressão por demanda? Continue a leitura deste artigo e veja como ela pode ajudar o segmento editorial a se fortalecer.

O que é e como funciona a impressão sob demanda?

Conhecida pelo termo em inglês print on demand (PoD), a impressão sob demanda nada mais é do que a solução para que as editoras evitem a produção de grandes tiragens de livros, o que acaba por aumentar seus custos, colocando seu capital em risco.

Afinal, estoque parado significa ter dinheiro empatado, impedindo novos investimentos. Assim, a impressão sob demanda traz a possibilidade de lançar ao mercado a quantidade de exemplares necessária para atender a demanda de leitores.

Com ela, o título é impresso apenas após a sua venda, na quantidade exata, que pode ser, inclusive, de apenas um livro. Financeiramente, é considerada a solução perfeita para as editoras reduzirem seus custos por meio de um sistema simples, eficiente, qualificado e veloz.

Como funciona

O funcionamento da impressão de livro sob demanda é o mais simples que você pode imaginar. O livro é vendido, a fornecedora recebe o pedido de compra, faz a impressão do material em um prazo extremamente veloz, e o envia à editora. Por meio dela, esse processo pode levar poucos dias para ser finalizado.

Além disso, os equipamentos usados para a impressão sob demanda são de última geração, permitindo uma qualidade que não perde em nada para as antigas offset. Melhor do que isso, é possível produzir tiragens de um a 100 exemplares, por exemplo, sem que a quantidade interfira no custo.

Por que vale a pena adotar essa prática atualmente?

A quantidade, ou seja, a impressão de pequenas tiragens sem aumento do custo de produção, pode ser considerada a maior vantagem do uso da impressão de livro sob demanda. Mas há muitos outros benefícios dessa prática, que garantem o fortalecimento das editoras no mercado.

Com isso, obras que, muitas vezes, poderiam ter sua visibilidade prejudicada por ter uma procura pequena, acabam sendo beneficiadas. Afinal, elas podem continuar no catálogo e ser impressas apenas de acordo com o interesse de seus leitores. O estoque deixa de ser um problema para as editoras, assim como os custos de publicação e de distribuição do material.

Em resumo, podemos apresentar as seguintes vantagens da impressão de livros sob demanda:

  • mais sustentabilidade;
  • redução de custos de armazenagem;
  • diminuição de riscos para a editora;
  • possibilidade de atualização mais rápida do conteúdo do livro.

Qual a diferença entre print on demand e print to order?

Muitas pessoas acabam confundindo os conceitos desses dois termos semelhantes, mas há uma diferença determinante entre eles. Na impressão sob demanda (print on demand), como explicamos, é possível fazer a produção de tiragens pequenas de livros, atendendo apenas à necessidade momentânea, de acordo com a procura pela publicação pelos leitores.

Já o conceito de print to order alia a impressão de livro sob demanda a outra prática, cujo nome também é conhecido, em inglês, como fulfillment. Trata-se, nesse caso, do processo que inicia nas ações do ponto de vendas e culmina na entrega do produto ao consumidor final.

O que isso significa? A editora vai deixar de arcar com todos os custos envolvendo a logística do mercado editorial. Um verdadeiro alívio para as editoras, que abandonam a preocupação com estoque e distribuição das obras.

Por meio do print to order, a editora fará a venda dos títulos de seu catálogo em um marketplace, e-commerce ou livrarias, eliminando o segmento mais pesado financeiramente do seu processo logístico. O recurso vem sendo usado em todo o mundo devido à sua eficiência na diminuição dos custos e ao aumento da receita das empresas.

Com ele, não haverá mais estoque parado de livros, situação que empatava o capital das editoras, impedindo novos investimentos e ampliação do catálogo, por exemplo. Assim, editoras, autores e consumidores acabam beneficiados por essa prática.

Maior alcance

Ao usar o processo de print to order, as editoras também ampliam seu alcance, fazendo com que todos os títulos do seu catálogo sejam oferecidos nacionalmente. Isso porque as vendas são realizadas por livrarias que atuam na internet, podendo distribuir as obras onde quer que o leitor esteja.

Funciona assim: a editora oferece o título ao print center. Nele, o consumidor final faz a compra. O pedido é enviado diretamente ao print center que fará a impressão do livro sob demanda em um prazo extremamente rápido, o que é permitido com o avanço da tecnologia nos equipamentos digitais que realizam a impressão do material. Em seguida, o próprio fornecedor envia o título ao comprador.

Assim, a editora receberá o valor líquido da publicação, ou seja, não terá que arcar com os custos logísticos de estoque e distribuição. A qualidade está garantida, e a rentabilidade das empresas é maior, pois o livro só será impresso depois da realização do pagamento.

A impressão de livro sob demanda ajuda a garantir o futuro do mercado editorial, oferecendo um alívio na pressão por vendas. Além disso, garante mais visibilidade às publicações, mantendo consumidores e autores satisfeitos com os resultados.

Ficou interessado nessa solução? A UmLivro oferece a possibilidade da impressão sob demanda e do print to order, tirando da editora os riscos da operação logística e ajudando a melhorar seus resultados financeiros. Entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliar você a se posicionar nos melhores marketplaces, e-commerces e livrarias brasileiras com ações permanentes de marketing digital e e-commerce personalizado!

Você também pode gostar

Deixe um comentário