Impressão de livro sob demanda: entenda o que é e por que investir!

6 minutos para ler

Um dos grandes desafios do mercado editorial, atualmente, está em reduzir custos de edição sem, com isso, perder a qualidade do material oferecido ao consumidor final. Mas como alcançar esse resultado? Uma das respostas pode estar na impressão de livro sob demanda.

Usada cada vez mais, mundialmente, essa prática pode ser a chave para as editoras reduzirem os custos financeiros das suas operações. Conseguem, assim, investir com segurança na ampliação do seu catálogo, satisfazendo mais autores e leitores.

Quer saber como funciona a impressão por demanda? Continue a leitura deste artigo e veja como ela pode ajudar o segmento editorial a se fortalecer.

O que é e como funciona a impressão sob demanda?

Conhecida pelo termo em inglês print on demand (PoD), a impressão sob demanda nada mais é do que a solução para que as editoras evitem a produção de grandes tiragens de livros, o que acaba por aumentar seus custos, colocando seu capital em risco.

Afinal, estoque parado significa ter dinheiro empatado, impedindo novos investimentos. Assim, a impressão sob demanda traz a possibilidade de lançar ao mercado a quantidade de exemplares necessária para atender a demanda de leitores.

Com ela, o título é impresso apenas após a sua venda, na quantidade exata, que pode ser, inclusive, de apenas um livro. Financeiramente, é considerada a solução perfeita para as editoras reduzirem seus custos por meio de um sistema simples, eficiente, qualificado e veloz.

Como funciona

O funcionamento da impressão de livro sob demanda é o mais simples que você pode imaginar. O livro é vendido, a fornecedora recebe o pedido de compra, faz a impressão do material em um prazo extremamente veloz, e o envia à editora. Por meio dela, esse processo pode levar poucos dias para ser finalizado.

Além disso, os equipamentos usados para a impressão sob demanda são de última geração, permitindo uma qualidade que não perde em nada para as antigas offset. Melhor do que isso, é possível produzir tiragens de um a 100 exemplares, por exemplo, sem que a quantidade interfira no custo.

Por que vale a pena adotar essa prática atualmente?

A quantidade, ou seja, a impressão de pequenas tiragens sem aumento do custo de produção, pode ser considerada a maior vantagem do uso da impressão de livro sob demanda. Mas há muitos outros benefícios dessa prática, que garantem o fortalecimento das editoras no mercado.

Com isso, obras que, muitas vezes, poderiam ter sua visibilidade prejudicada por ter uma procura pequena, acabam sendo beneficiadas. Afinal, elas podem continuar no catálogo e ser impressas apenas de acordo com o interesse de seus leitores. O estoque deixa de ser um problema para as editoras, assim como os custos de publicação e de distribuição do material.

Em resumo, podemos apresentar as seguintes vantagens da impressão de livros sob demanda:

  • mais sustentabilidade;
  • redução de custos de armazenagem;
  • diminuição de riscos para a editora;
  • possibilidade de atualização mais rápida do conteúdo do livro.

Qual a diferença entre print on demand e print to order?

Muitas pessoas acabam confundindo os conceitos desses dois termos semelhantes, mas há uma diferença determinante entre eles. Na impressão sob demanda (print on demand), como explicamos, é possível fazer a produção de tiragens pequenas de livros, atendendo apenas à necessidade momentânea, de acordo com a procura pela publicação pelos leitores.

Já o conceito de print to order alia a impressão de livro sob demanda a outra prática, cujo nome também é conhecido, em inglês, como fulfillment. Trata-se, nesse caso, do processo que inicia nas ações do ponto de vendas e culmina na entrega do produto ao consumidor final.

O que isso significa? A editora vai deixar de arcar com todos os custos envolvendo a logística do mercado editorial. Um verdadeiro alívio para as editoras, que abandonam a preocupação com estoque e distribuição das obras.

Por meio do print to order, a editora fará a venda dos títulos de seu catálogo em um marketplace, e-commerce ou livrarias, eliminando o segmento mais pesado financeiramente do seu processo logístico. O recurso vem sendo usado em todo o mundo devido à sua eficiência na diminuição dos custos e ao aumento da receita das empresas.

Com ele, não haverá mais estoque parado de livros, situação que empatava o capital das editoras, impedindo novos investimentos e ampliação do catálogo, por exemplo. Assim, editoras, autores e consumidores acabam beneficiados por essa prática.

Maior alcance

Ao usar o processo de print to order, as editoras também ampliam seu alcance, fazendo com que todos os títulos do seu catálogo sejam oferecidos nacionalmente. Isso porque as vendas são realizadas por livrarias que atuam na internet, podendo distribuir as obras onde quer que o leitor esteja.

Funciona assim: a editora oferece o título ao print center. Nele, o consumidor final faz a compra. O pedido é enviado diretamente ao print center que fará a impressão do livro sob demanda em um prazo extremamente rápido, o que é permitido com o avanço da tecnologia nos equipamentos digitais que realizam a impressão do material. Em seguida, o próprio fornecedor envia o título ao comprador.

Assim, a editora receberá o valor líquido da publicação, ou seja, não terá que arcar com os custos logísticos de estoque e distribuição. A qualidade está garantida, e a rentabilidade das empresas é maior, pois o livro só será impresso depois da realização do pagamento.

A impressão de livro sob demanda ajuda a garantir o futuro do mercado editorial, oferecendo um alívio na pressão por vendas. Além disso, garante mais visibilidade às publicações, mantendo consumidores e autores satisfeitos com os resultados.

Ficou interessado nessa solução? A UmLivro oferece a possibilidade da impressão sob demanda e do print to order, tirando da editora os riscos da operação logística e ajudando a melhorar seus resultados financeiros. Entre em contato conosco e saiba como podemos auxiliar você a se posicionar nos melhores marketplaces, e-commerces e livrarias brasileiras com ações permanentes de marketing digital e e-commerce personalizado!

Você também pode gostar

529 thoughts on “Impressão de livro sob demanda: entenda o que é e por que investir!

  1. Boa tarde
    Publiquei meu livro pela Amazon (capa comum), mas a impressão é feita nos EUA e o custo para o cliente final deve sair bem alto.
    Pergunto: caso eu tenho o arquivo em pdf diagramado e inclusive a capa feita (em pdf) – precisaria só colocar o código de barras do isbn – teria como utilizar os serviços de voces para imprimir e distribuir…? Sou pessoa física e não pessoa jurídica. Faz diferença? Agradeço a orientação. Obrigado

  2. Oh my goodness! Impressive article dude! Thank you, However I am
    going through difficulties with your RSS. I don’t know the reason why
    I cannot join it. Is there anybody getting identical RSS issues?
    Anyone who knows the answer can you kindly respond?
    Thanx!! asmr 0mniartist

  3. Oh my goodness! Impressive article dude! Thank you, However
    I am going through difficulties with your RSS. I don’t
    understand the reason why I cannot join it. Is there anybody else getting
    identical RSS issues? Anyone that knows the answer can you kindly respond?

    Thanks!! asmr 0mniartist

  4. My spouse and I stumbled over here by a different website and thought I
    should check things out. I like what I see so now i am following you.
    Look forward to checking out your web page yet again.
    asmr 0mniartist

  5. I am no longer sure where you are getting your info, but great topic.
    I must spend a while studying more or figuring out more.
    Thanks for wonderful info I used to be searching for this info for my mission.
    0mniartist asmr

  6. Thanks for any other excellent article. The place else could
    anyone get that type of info in such an ideal means of writing?
    I’ve a presentation next week, and I’m on the search for such
    information.

  7. I’m not positive where you’re getting your info,
    however good topic. I must spend a while learning much more or working out more.

    Thanks for wonderful info I used to be in search of this info for my mission.

  8. You actually make it seem so easy with your presentation but I
    find this matter to be really something which I think I would never
    understand. It seems too complicated and very broad for me.
    I am looking forward for your next post, I’ll
    try to get the hang of it!

  9. I’m truly enjoying the design and layout of your site. It’s
    a very easy on the eyes which makes it much more enjoyable for me
    to come here and visit more often. Did you hire out a developer to create your theme?
    Exceptional work!

  10. Hey just wanted to give you a quick heads up. The text in your article seem to be running
    off the screen in Ie. I’m not sure if this is a formatting issue or something to do with
    browser compatibility but I thought I’d post to let you know.

    The style and design look great though! Hope you get the problem
    resolved soon. Cheers

  11. Wow, superb blog layout! How long have you been blogging for?
    you make blogging look easy. The overall look of your website is excellent,
    let alone the content!

  12. scoliosis
    Having read this I thought it was really enlightening.
    I appreciate you spending some time and energy to put this informative article together.

    I once again find myself personally spending a significant amount of time both reading and commenting.
    But so what, it was still worth it! scoliosis

  13. scoliosis
    Its like you read my mind! You appear to understand so much approximately this,
    such as you wrote the book in it or something. I believe that you simply could do with
    some % to power the message home a little bit,
    but instead of that, this is excellent blog. A great read.

    I will certainly be back. scoliosis

  14. scoliosis
    Hey! I’m at work surfing around your blog from my new iphone 4!
    Just wanted to say I love reading your blog and look
    forward to all your posts! Carry on the outstanding work!

    scoliosis

  15. I’m extremely impressed with your writing skills as well as with the
    layout on your blog. Is this a paid theme or did you customize it yourself?
    Either way keep up the nice quality writing, it is rare to see a great blog
    like this one today.

  16. Have you ever considered writing an e-book or guest authoring
    on other sites? I have a blog based on the same information you discuss and would really like
    to have you share some stories/information. I know my subscribers
    would enjoy your work. If you are even remotely interested, feel free
    to shoot me an e-mail.

  17. I have been browsing online greater than 3 hours lately, but I by
    no means discovered any attention-grabbing article like
    yours. It’s beautiful price enough for me. In my opinion,
    if all site owners and bloggers made good content as
    you did, the internet will probably be much more helpful than ever before.

  18. I believe what you said made a bunch of sense. But, think about this,
    what if you added a little content? I am not suggesting your information isn’t good, but suppose you added a
    headline that grabbed a person’s attention? I mean Impressão de livro
    sob demanda: entenda o que é e por que investir!
    – Blog | UmLivro | Impressão sob demanda para editoras
    is a little vanilla. You might peek at Yahoo’s front page and see how they create post titles to grab
    people to click. You might add a video or a related pic or two to
    get people interested about what you’ve written. In my opinion,
    it could bring your website a little bit more interesting. http://antiibioticsland.com/Cipro.htm

  19. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog
    that automatically tweet my newest twitter updates.
    I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping
    maybe you would have some experience with something
    like this. Please let me know if you run into anything.
    I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new updates.