3 maiores eventos literários no Brasil que você precisa conhecer

3 minutos para ler

Quem trabalha no mercado editorial ou simplesmente é apaixonado por livros precisa começar o ano já reservando a agenda para participar dos maiores eventos literários no Brasil.

Nesses encontros é possível ter contato com o que há de mais recente e importante na literatura nacional e mundial. Além disso, os eventos são ótimas oportunidades para se relacionar com outros profissionais do ramo e, até mesmo, fechar negócios.

Ficou interessado? Quer saber quais são os maiores eventos literários no Brasil? Então, siga a leitura do post e já comece a se programar.

1. Bienal do Livro de São Paulo

É grande a expectativa do mercado literário em torno da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O evento, que acontecerá de 30 de outubro a 8 de novembro, promete novamente reunir distribuidoras, editoras e livrarias, atraindo um público de diversas idades.

A última edição, que aconteceu em 2018, recebeu mais de 600 mil visitantes. Segundo pesquisa, deste total, 75% das pessoas pretendem voltar à Bienal em 2020.

Vale destacar que o evento também atrai muitos leitores que chegam até lá por meio de passeios escolares e visitas em grupo — geralmente interessados em comprar títulos clássicos e lançamentos com bons preços.

Outra atração que costuma atrair o público para a Bienal são os autores, que conversam com os leitores e autografam suas obras dentro de uma diversificada programação cultural, que ainda conta com palestras e apresentações.

2.Festa Literária Internacional de Parati (FLIP)

Trata-se de um dos mais aclamados eventos literários do mundo. Os participantes aguardam ansiosos pela oportunidade de conversar com grandes autores nacionais e internacionais, além de personalidades importantes.

Dessa forma, a FLIP se tornou fundamental para o mercado editorial, tamanha a atenção que tem chamado tanto do público quanto da mídia. A Feira Literária Internacional de Parati também tem sido a grande responsável pela divulgação da importância e grandiosidade da literatura.

O evento conta com lançamentos mais do que esperados, noites de autógrafos, além de espaços dedicados à literatura infantil. A cada ano um autor é homenageado. Em 2019, foi Euclides da Cunha.

Em 2020, a Feira Literária Internacional de Parati entra em sua 18ª edição, que acontecerá de 29 de julho a 2 de agosto. 

3.Bienal do Livro e da Leitura de Brasília

Fora do eixo Rio-São Paulo, essa grande feira de livros conta com, aproximadamente, 140 estandes, além de uma rica programação de debates, palestras e sessões de autógrafos.

A Bienal do Livro de Brasília realizou sua primeira edição em 2012, mas já se consagrou no mercado editorial, conseguindo atrair um público interessado em conversar com autores nacionais e internacionais.

Apresentações cinematográficas, artísticas e musicais enriquecem o evento, que ainda conta com exposição de fotografias e espaço criança.

Nas 3 edições anteriores, a Bienal recebeu mais de 830 mil visitantes, que acompanharam palestras de cerca de 470 escritores brasileiros e estrangeiros. Esse público também prestigiou o lançamento de 500 livros de mais de 60 países.

Em 2020, a Bienal acontece na segunda quinzena de agosto. A data exata ainda não foi definida.

Enfim, o melhor é se planejar para não perder os maiores eventos literários no Brasil. Aproveite para conhecer as novidades, os autores, participar das atrações e fazer muitos contatos.

Gostou do artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais. Assim, aquele amigo apaixonado por livros também pode se programar e participar desses eventos tão importantes.

Você também pode gostar

Deixe um comentário