Como funciona o marketplace do Facebook? Saiba como usar!

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O marketplace do Facebook aliou a facilidade das lojas virtuais à rede social favorita de grande parte das pessoas. Ele possibilita a compra e venda de produtos entre usuários do Facebook.

Porém, existem alguns diferenciais que devem ser observados por quem quer aproveitar da melhor maneira possível as vantagens desse tipo de negociação, inclusive no mercado editorial.

Ficou interessado? Siga a leitura do post e saiba, de uma vez por todas, como funciona o marketplace do Facebook. Vamos lá?

O que é o marketplace do Facebook?

Sabemos que o mercado de e-commerce no Brasil cresce a cada dia. Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, percebendo isso, resolveu criar um marketplace dentro da própria rede social.

A plataforma reúne pessoas que querem vender e comprar. Os produtos podem ser usados ou novos e, para começar a negociar, basta fazer o login no Facebook e clicar em “marketplace”.

No desktop, ele está no menu à esquerda, abaixo do Messenger. Já na versão mobile, você encontrará na parte superior da interface um ícone de loja bem no centro.

O marketplace do Facebook oferece algumas vantagens em relação a outras plataformas desse tipo. Confira as principais delas.

Rapidez e praticidade

Quem nunca entrou em uma loja virtual para comprar um livro e acabou desistindo porque o processo era muito burocrático? Pois é, no Facebook não há necessidade de preencher cadastros ou criar uma nova senha. Basta estar logado!

Alcance

O Facebook tem uma base de mais de 130 milhões de usuários no Brasil, o que equivale a mais da metade da população. Ter o seu produto exposto para esse público é algo bem vantajoso.

Do total de usuários, a maioria busca por novos produtos, algo bem interessante quando se trata de mercado editorial. Enfim, é possível vender um livro em pouquíssimo tempo, sem gastos e alcançando uma grande quantidade de pessoas.

Integração com o Messenger

O Messenger facilita a comunicação entre vendedor e comprador. Na ferramenta, as pessoas podem negociar valores, oferecer atendimento, esclarecer dúvidas, fornecer serviços de suporte, realizar trocas etc.

Forma de pagamento

Uma das maiores vantagens do marketplace do Facebook em relação a outras plataformas é que ele não fica com nenhuma porcentagem das suas vendas. Além disso, o pagamento fica a critério da negociação entre comprador e vendedor.

Dessa forma, é possível usar o Paypal, PagSeguro, máquinas de cartões de crédito particulares ou dinheiro, sem qualquer interferência do Facebook.

Como usar o marketplace do Facebook?

Para quem deseja oferecer um produto, basta entrar no marketplace e clicar na aba “vender um item”. No mobile, clique no ícone de etiqueta.

Em seguida, coloque o nome do produto — no caso de livros, pode ser o título. Não se esqueça de fornecer informações como categoria, valor e local de venda ou retirada. Anexe uma imagem e clique em publicar.

Para quem deseja comprar, o processo também é simples. Ao clicar no ícone do marketplace, aparecerá uma lista com os produtos de vendedores locais, ou seja, perto de você. Isso porque o próprio algoritmo do Facebook privilegia a negociação local.

Você ainda pode usar filtros por localização (aumentando o diminuindo o raio de distância), categoria e preço.

Como otimizar as vendas no marketplace do Facebook?

Algumas práticas ajudam a otimizar as vendas nessa plataforma. Confira!

Palavra-chave

No campo “o que você está vendendo”, procure sempre se colocar no lugar de quem está à procura de determinado produto. No mercado editorial, vale lembrar que, às vezes, o comprador não busca um título específico, mas determinados temas. Sendo assim, utilize palavras-chaves para ser encontrado com facilidade

Fotos

Uma imagem vale mais do que mil palavras. No mundo digital, essa máxima é ainda mais verdadeira. A foto tem o poder de chamar a atenção do usuário. Por isso, capriche na foto e aumente o potencial de venda do seu produto.

Descrição

É muito importante uma descrição objetiva e honesta. Lembre-se que, nas redes sociais, todos podem deixar opinião e avaliações negativas atrapalharão suas vendas futuras.

Enfim, o marketplace do Facebook é uma excelente opção para quem quer alcançar um grande número de pessoas, sem custos e de maneira rápida e prática. Você ainda poderá aproveitar outros recursos da plataforma, como associar produtos editoriais com eventos divulgados no Facebook.

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