Saiba como funciona e quais as vantagens do fulfillment

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Fulfillment é um termo que vem do inglês e que significa preenchimento, realização, cumprimento. Muito utilizado principalmente em logística, o conceito se refere ao conjunto de operações que envolvem desde o recebimento do pedido até a entrega do produto ao consumidor.

Esse termo também está relacionado com a satisfação do cliente. Isso porque o preço já não é mais o único fator que o consumidor leva em conta na hora de tomar a decisão de compra.

Quer saber como funciona e quais são as vantagens do fulfillment para o seu negócio? Então, siga a leitura do post e descubra como esse conceito pode ser usado em um e-commerce!

Como funciona o fulfillment?

Como vimos, o fulfillment engloba todas as atividades necessárias para atender as necessidades do cliente. Sendo assim, exige uma atuação integrada de diversos setores, sempre com o objetivo de garantir a excelência do serviço prestado, entre eles:

  • logística (do pedido à entrega do produto),
  • tecnologia (na otimização dos processos),
  • atendimento (na garantia de um bom relacionamento com os clientes);
  • marketing (no planejamento de ações e campanhas para atrair consumidores).

Já entre as atividades em que o fulfillment atua, podemos destacar:

  • planejamento estratégico da operação;
  • recepção de pedidos;
  • armazenamento e controle de estoque;
  • distribuição e logística;
  • acompanhamento das entregas por meio de rastreamento;
  • relacionamento com os clientes;
  • logística reversa;
  • recebimento;
  • análise de feedback dos clientes, entre outros.

Portanto, é possível perceber que o fulfillment está diretamente relacionado às operações que são cruciais no processo de fidelização dos clientes, levando em consideração que a prestação de um serviço de qualidade é um diferencial competitivo fundamental.

O conceito parte do princípio de que quando uma empresa não cumpre prazos de entrega ou deixa o cliente alienado em relação ao status do pedido, por exemplo, esse consumidor muito provavelmente vai procurar por um serviço mais eficiente.

Além disso, já se sabe que apenas um empresa que prima pela excelência no atendimento consegue se consolidar como referência no mercado e se destacar no momento da decisão de compra.

Para que todas essas tarefas aconteçam de maneira eficaz e efetiva, é necessário ter uma equipe especializada e dedicada a esse processo em cada setor. O gestor precisa manter o time atualizado em relação aos serviços e produtos de preferência dos consumidores, principalmente para que todos reajam de maneira flexível e inovadora às novas tendências.

Nesse sentido, é muito importante contar com a tecnologia, tendo em vista que o uso de softwares possibilita uma melhor integração das operações de toda a cadeia produtiva.

Como implantar o fulfillment em um e-commerce?

O fulfillment passa por 4 etapas principais. Acompanhe.

Armazenagem

Nesse momento, a atenção está voltada para o recebimento das mercadorias. Além disso, a equipe precisa conferir as notas fiscais de recebimento — sempre checando o produto fisicamente — e cadastrar as mercadorias no software do armazém.

Processamento dos pedidos

Nessa etapa, que ocorre logo após a concretização da venda pela internet, é necessário receber as ordens de expedição do cliente e buscar a mercadoria no estoque.

Em seguida, é fundamental acondicionar o produto em caixas de maneira correta, sempre etiquetando-as com todas as informações necessárias para o transporte e entrega.

Transporte e entrega

A garantia da qualidade do serviço prestado pela transportadora é crucial nessa fase. Por isso, o gestor precisa pesquisar, sempre levando em consideração a praça de destino, peso e cubagem da mercadoria.

Também é importante que o cliente acompanhe a entrega. Por isso, o fulfillment engloba ações como o envio do código de rastreamento e, posteriormente, a confirmação de entrega.

Pós-venda

Um atendimento de excelência pressupõe também suporte ao cliente no pós-venda, inclusive com o estabelecimento de KPIs que servirão de indicadores de desempenho.

Quais as vantagens do fulfillment?

Exatamente por ter como objetivo esse padrão de atendimento do início ao fim do processo, as soluções de fulfillment têm sido cada vez mais procuradas por gestores de e-commerce. Confira algumas vantagens:

  • coordenação, colaboração e integração dos processos de negócio relacionados à cadeia de valor da empresa;
  • administração compartilhada, envolvendo desde o fornecedor inicial de matéria-​prima até o consumidor final;
  • otimização da comunicação entre fornecedores, manufatura e vendas;
  • flexibilidade de produção;
  • diminuição dos custos de produção;
  • otimização dos níveis de estoque (produtos acabados, matéria-​prima e produção);
  • integração e redesenho da cadeia de distribuição;
  • integração de sistemas de recebimento de pedidos via web;
  • gestão de frete profissional;
  • redução significativa no que se refere a prazos e custos;
  • tempo otimizado;
  • rastreamento dos produtos;
  • melhor percentual de entregas em tempo;
  • controle de eventos;
  • aumento do nível de serviço;
  • diminuição dos custos logísticos de transporte e armazenagem;
  • melhoria da produtividade dos ativos, no desempenho da entrega e na qualidade dos serviços aos clientes por meio da redução do ciclo de produto;
  • melhor comunicação e colaboração entre parceiros de negócio;
  • planos realizáveis e visibilidade das oportunidades;
  • lucratividade.

Para os empreendimentos menores, uma boa opção é a terceirização do fulfillment. Isso significa que o proprietário do e-commerce poderá dividir um mesmo local de estoque com outras empresas.

Assim, conseguirá aproveitar da economia de escala que um bom fornecedor certamente providenciará, como tabela de frete diferenciada com os Correios ou outras transportadoras.

Além disso, um operador profissional de logística poderá conseguir a diluição de custos por meio de sistemas informatizados, estruturas porta-pallet etc. Por último, existe ainda a segurança quanto às perdas e avarias. Todo gestor de e-commerce sabe que um item perdido em um estoque próprio é prejuízo assumido, não é mesmo?

Quando o estoque é terceirizado, qualquer perda ou avaria durante a armazenagem ou transporte é de total responsabilidade da empresa contratada, que geralmente conta com um seguro específico para esses casos. Dessa forma, é possível indenizar o cliente.

O mercado de livros tem aproveitado as vantagens do fulfillment. Com uma empresa especializada em gestão logística, impressão sob demanda e acompanhamento das vendas em tempo real, sua editora certamente alcançará a excelência no atendimento e será uma referência no setor.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo, com mais livros em mais lugares e de diversas maneiras, sempre em busca da total satisfação e, consequentemente, fidelização do cliente.

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