Saiba como sua editora pode vender mais livros!

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Como vender mais livros? Esse é um questionamento que deve ser feito constantemente entre os donos de editoras. Afinal, o comportamento do consumidor passa por intensas mudanças, que devem ser acompanhadas de novas estratégias de vendas.

Assim, sua empresa consegue se manter no mercado editorial sem que haja problemas com o faturamento. Neste conteúdo, vamos mostrar a você quais são as atitudes que podem fazer com que seu negócio aumente as vendas. Confira e avalie quais são as mais adequadas para a sua realidade.

Entender o comportamento do consumidor

Cada contexto social e época determinam novos comportamentos do consumidor, não apenas no mercado editorial, mas em todos os segmentos. As vendas realizadas pela internet impõem ainda mais desafios, pois criaram hábitos diferentes de compra.

Portanto, é fundamental analisar o perfil do seu público para atendê-lo de forma certeira. Veja algumas das características desse novo consumidor que devem ser consideradas:

  • busca por soluções para as suas necessidades na internet;
  • não gosta de excessos na propaganda;
  • costuma comparar diversas opções de marcas antes de escolher a que mais agrada;
  • quer ter facilidade e garantia de segurança nas compras online;
  • gosta de se sentir parte da comunidade;
  • quer a opinião de outras pessoas sobre os produtos antes da aquisição;
  • é interessado em novas tendências e inovação;
  • está preocupado com a sustentabilidade, com simplicidade e com produtos mais naturais;
  • recebe forte influência das pessoas que admira;
  • evita desperdícios.

Investir em um marketplace

A busca por visibilidade e por custos mais baixos de logística pode ser bem solucionada com o uso de marketplaces para expor e vender o seu catálogo. Nesse modelo de negócio, você terá em um mesmo lugar diversas marcas e produtos, como se fosse um shopping virtual.

Essa modalidade atende o consumidor no quesito comodidade, pois ele tem a possibilidade de encontrar o que procura sem sair do lugar, em um único endereço. Para as editoras, trata-se de uma forma de garantir maior visibilidade, com redução de custos de publicidade.

Apostar em diferentes canais de vendas

Atualmente, é preciso estar onde o consumidor está. Assim, a aposta em canais variados de venda pode fazer com que sua editora venda mais. Mas é preciso, antes de tomar uma decisão, pesquisar quais são os mais eficientes para atingir o seu público.

Entre os canais de venda possíveis, podemos citar o e-commerce e o marketplace, além, claro, do fortalecimento dos canais com as livrarias e distribuidoras.

Realizar ações de marketing digital

Alcançar o seu consumidor com mais eficiência é o principal objetivo do marketing digital. Por meio dele, sua editora deve conduzir ações de inbound marketing, ou seja, produção de conteúdo relevante para o seu público, que pode ser oferecido em um blog e em suas redes sociais, atraindo novos clientes e fidelizando os já existentes.

A grande vantagem do marketing digital está em seu custo-benefício, pois as ações são direcionadas, efetivas e mais baratas em relação a outras formas de marketing. Além disso, todas as ações online permitem o acompanhamento e a análise de métricas que podem ajudar a direcionar a tomada de decisões para o seu negócio.

Sempre ter o livro à disposição para o cliente

Como equilibrar um bom controle de estoque, sem que haja material parado, mas com oferta suficiente para atender à demanda do seu consumidor? A PoD (print on demand ou impressão sob demanda) pode ser a solução perfeita para o mercado editorial.

Com ela, as editoras reduzem ou eliminam os riscos ligados à produção de grandes tiragens, que empatam o capital das empresas e elevam seus custos. A impressão sob demanda, aliada ao fulfillment, reduz os custos logísticos, pois oferece o serviço desde as ações no ponto de venda até a impressão e a entrega ao cliente.

Além disso, a PoD impede a chamada ruptura de estoque, quando o consumidor procura pelo livro, mas não encontra para comprar. A impressão sob demanda permite que o produto esteja sempre disponível. Com isso, não há perda de vendas e nem frustração para os compradores.

Melhorar os processos em sua editora e promover ações estratégicas poderá ajudar você a ter resultados mais expressivos, como vender mais livros, resolver questões logísticas e atrair mais clientes. Faça uma boa análise de quais dessas ações estão sendo realizadas em sua empresa e procure adequar-se às mudanças do comportamento do consumidor para que o seu faturamento cresça.

Ficou interessado em conhecer melhor o assunto? Leia este outro post e entenda como funciona a impressão de livro sob demanda.

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