Vender em marketplace: veja como a terceirização de fulfillment pode ajudar

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Você já ouviu falar em fulfillment? Esse modelo de negócio tem sido o mais vantajoso para as editoras de livros que escolheram vender em marketplace, melhorar seus processos logísticos e reduzir custos. Essa, aliás, é uma forma de manter-se firme no mercado, apresentando soluções para impressão, distribuição e venda com melhores resultados.

Usar a tecnologia a favor do mercado editorial é, afinal, a saída mais inteligente para acompanhar os avanços e as mudanças no comportamento do consumidor de livros. Se o que você deseja é descobrir mais sobre o assunto e preparar a sua editora para vender em marketplaces com mais eficácia, leia este post.

Quais são e como funcionam os modelos de fulfillment?

A tradução da palavra não poderia explicar melhor o conceito de fulfillment: preenchimento, realização, cumprimento. Isso porque esse modelo de negócio engloba todo o atendimento ao pedido de um cliente, desde o recebimento até, no caso das editoras, a impressão do livro sob demanda, a distribuição e a entrega ao consumidor.

Por abranger praticamente toda a logística do mercado editorial, a solução se torna perfeita para a redução de custos e a maior segurança às empresas, reduzindo ou eliminando a necessidade de grandes estoques. Trata-se, portanto, de um conjunto de operações que visa o atendimento completo e a satisfação dos leitores, sem atrasos ou risco de não ter o livro disponível no catálogo.

Há dois modelos de fulfillment possíveis:

  • in house: usado internamente, em geral, em pequenos e-commerces, tem custos mais altos e não ajuda a editora a reduzir os custos logísticos;
  • terceirizado: tendência nos últimos anos, prevê a parceria com uma empresa que assumirá a responsabilidade pelo pedido, do atendimento à entrega.

Como essa tendência pode ajudar a vender em marketplace?

Ao vender em marketplace e terceirizar o fulfillment, a editora poderá oferecer todo o seu catálogo para venda online, sem a preocupação com estoque e entrega do título. Se o processo for aliado à impressão sob demanda (print-on-demand), é ainda mais completo, oferecendo a possibilidade de imprimir o livro apenas após a venda.

Assim, o passo a passo desse processo seria:

  1. O leitor escolhe o livro e paga ao marketplace;
  2. O pedido é encaminhado à terceirizada, que faz a impressão do título;
  3. O livro é enviado ao comprador em poucos dias.

Vantagens do fulfillment aliado à impressão sob demanda:

  • impressão somente dos livros que forem vendidos;
  • entrega rápida, com qualidade e preço justo;
  • possibilidade de disponibilizar ao cliente todo o catálogo da editora;
  • redução de custos e aumento da receita;
  • maior alcance dos livros, com distribuição nacional online ao vender em marketplaces;
  • adoção de processos mais sustentáveis;
  • redução de riscos para a editora.

A UmLivro oferece todo o suporte para o fulfillment às editoras que optam por vender em marketplace, em um modelo de negócio mais eficiente, englobando a impressão, a distribuição e a venda sob demanda do catálogo da empresa. Oferece, também, a integração com os principais marketplaces do Brasil, dando acesso à sua empresa a uma plataforma que permite o acompanhamento e a gestão de pedidos em tempo real.

Ficou interessado na solução? Entre em contato conosco!

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